A biometria é utilizada diariamente por ser um eficiente mecanismo de segurança. De uma forma bem simplificada, o termo biometria significa o estudo estático das características físicas e comportamentais dos seres vivos. Esse termo pode ser utilizado também como forma de identificar um indivíduo por meio de suas características físicas.

O recadastramento biométrico vem sendo utilizado pela Justiça Eleitoral em todo o Brasil. O eleitor que não fizer o procedimento dentro dos prazos que foram estabelecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral, poderá ter seu título cancelado.

Para fazer o cadastramento biométrico, é preciso que a data e o local sejam agendadas, e é importante ressaltar que caso seja agendado e o indivíduo não compareça no local e horário marcado, o agendamento será cancelado.

O QUE É PRECISO PARA FAZER O CADASTRO? 

Para fazer o cadastro é bem simples. Basta que o eleitor compareça ao cartório Eleitoral, levando um documento oficial com foto, título eleitoral e comprovante de residência.

COMO ENCONTRAR O CARTÓRIO ELEITORAL DA MINHA REGIÃO?

É só acessar a consulta das zonas eleitorais  do site do TSE, selecionar sua região e procurar o seu município.

CASO O TÍTULO SEJA CANCELADO, ISSO TRARÁ UMA SÉRIE DE PROBLEMAS, TAIS COMO:

  • Retirada do passaporte e carteira de identidade
  • O indivíduo ficará impossibilitado de receber seu salário ou emprego público
  • Será impossibilitado de fazer empréstimos

O presidente do TSE afirmou que a colaboração dos eleitores é de suma importância para que os objetivos de cadastrar até as eleições de 2018, 80 milhões de pessoas sejam alcançados. Com a biometria, o eleitor é identificado em sua seção eleitoral por meio das digitais.

Comentários do Facebook