A IMPORTÂNCIA DE TEMAS RECORRENTES NA SOCIEDADE SEREM RETRATADOS NA TV ABERTA

0
826

A sociedade atual passa por diversos problemas, a TV sendo um meio de comunicação de massa, com grande alcance e exercendo influência na vida das pessoas torna-se uma ferramenta importante para promover debates e trazer temáticas que precisam ser discutidas. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM) o Brasil está entre os 3 países que mais assistem TV no mundo. As novelas estão entre as principais responsáveis por esse fato, elas correspondem a 25% da programação e tornam-se tão populares que basta uma cena para fazer as pessoas refletirem sobre o tema retratado.

Recentemente temos alguns exemplos, a novela a “Força do querer” trouxe ao público o caso de pessoas trans, a própria aceitação social e a aceitação da família, como a violência sofrida por essas pessoas. Através do drama sofrido pela personagem “Ivana” muitas pessoas que passam pela mesma situação identificaram-se e passaram a informar-se sobre os temas e até procuraram ajuda.

A novela “O outro lado do paraíso” está trazendo algo também e recorrente na nossa sociedade, a violência contra mulher. Em seu segundo capítulo trouxe uma cena onde, durante a lua de mel o personagem Gael estupra a esposa Clara. A vontade dela não é respeitada e seu corpo violado. A violência sexual é qualquer ato ou tentativa de ato sexual que ocorra mediante violência ou sem consentimento da outra pessoa, nesse caso, o que aconteceu a personagem enquadra-se no crime de estupro previsto no Art. 213  do Código Penal.

Muitas pessoas não consideram tais situações como estupro por tratar-se de pessoas casadas, mas o casamento não dá poder sobre o corpo do outro. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública no Brasil mais de cinco pessoas são estupradas por hora.

Por que retratar esses temas é importante?

Os meios de comunicação exercem grande influência na forma de pensar das pessoas, desde que se iniciou a produção de telenovelas no Brasil em 1951 essas consolidaram-se como um instrumento importante da indústria cultural. Em toda sua exibição lidam com a emoção e a razão dos telespectadores utilizando-se de temas cotidianos, acabam passando uma mensagem.

Quando um autor escolhe um tema para expor uma situação vivida através dos personagens ele abre caminho para que as pessoas reais que vivem aquilo passem a ter visibilidade e a sociedade passa a refletir sobre tais situações. Esses temas retratados através da arte tem um poder de contribuir para a conscientização além de levar a informação para pessoas que não tem conhecimento sobre determinados assuntos.

Comentários do Facebook