O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está buscando cada vez mais aprimorar seus fluxos de atendimento e de trabalho. Dito isto, o INSS Digital é uma novidade nesse sentido. O projeto volta-se ao processo eletrônico e agora é já é possível que os advogados previdenciários realizem quase todos os procedimentos administrativos junto à Previdência Social diretamente no seu computador.

Os profissionais interessados devem solicitar o cadastramento à OAB de sua região. Após o processamento pelo sistema, será enviado pela plataforma do INSS um e-mail com informações sobre o cadastrado e os dados para sua autenticação.

No Piauí já foi concedido o primeiro benefício desse projeto. No dia 2 de janeiro de 2018, um pedido de pensão por morte de um beneficiário de Bom Jesus (PI) foi realizado totalmente pela internet.

Este novo procedimento, considerado pelos próprios servidores do INSS o futuro da instituição, visa diminuir as filas e o tempo de espera tanto dos advogados, quanto dos segurados, nas agências do INSS.

Segundo o Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário Dr. Chico Couto, “quem ganha com isso é a sociedade, uma vez que o INSS Digital irá facilitar muito a vida do advogado e, por consequência, a vida do segurado que precisa dos seus benefícios para sobreviver”.

Fonte: Amo Direito

Comentários do Facebook