As autoridades têm tomado iniciativas após fortes chuvas causarem desastres no litoral de São Paulo. A Caixa vai liberar saque FGTS para quem mora nestes municípios e os trabalhadores poderão realizar a retirada emergencial do saldo em conta no valor até R$6.220,00, denominado saque-calamidade.
Durante o feriado de Carnaval, fortes chuvas afetaram o litoral paulista, deixando muitas pessoas desabrigadas e em situação de vulnerabilidade, além de mortes provocadas por deslizamentos de terra em determinados pontos do estado. Uma situação que obrigou o Governo a tomar medidas para amparar as famílias atingidas.
Além de causar acidentes, a tempestade também provocou transtornos em comércios locais e estruturas, deixando muita gente desempregada e sem condições de prover itens básicos para a subsistência. Assim, começaram a ser implantadas iniciativas de antecipação de auxílio e liberação de saques emergenciais.
Ao longo deste conteúdo vamos te informar sobre como a Caixa vai liberar saque FGTS e a quem esta retirada é permitida, assim como as principais medidas relacionadas ao desastre natural no estado de São Paulo. Leia até o final e saiba tudo.
Veja também: Benefício BPC pode ser pago para quantas pessoas em uma mesma família?
Caixa vai liberar saque FGTS
A Caixa Econômica Federal já informou que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) terá valor liberado para saque emergencial. A quantia, que varia de acordo com cada trabalhador, poderá ser recebida por quem enfrenta dificuldades devido às tempestades no litoral de São Paulo.
A notícia do saque-calamidade deixam aliviados os moradores das cidades mais afetadas, dando um suporte para enfrentar o momento de incertezas. O valor poderá ser utilizado de acordo com a necessidade do trabalhador, seja para suprir com alimentos e gastos relacionados a estabelecimento e moradia.
Quem tem direito ao saque-calamidade?
A Caixa vai liberar saque FGTS apenas para os trabalhadores que se encontram em situação de calamidade e tem o valor em saldo para retirada. Devem ser moradores dos seguintes municípios paulistas:
- Bertioga;
- Caraguatatuba;
- Guarujá;
- Ilhabela;
- São Sebastião;
- Ubatuba.
Até R$6.220 poderão ser sacados do FGTS, mas este valor dependerá do saldo que a pessoa tiver em conta. Caso não tenha este valor, o máximo será de acordo com o que tem disponível. É necessário ser morador comprovado de uma das cidades listadas acima.
O trabalhador que quiser sacar o valor que a caixa vai liberar saque FGTS não poderá ter retirado nenhuma quantia do fundo nos últimos 12 meses. Caso tenha recebido do FGTS neste período, fica vetado o seu direito ao saque-calamidade.
Veja também: 10 erros que devem ser EVITADOS na solicitação da aposentadoria
Como solicitar?
Caixa vai liberar saque FGTS e o pedido poderá ser realizado por meio do aplicativo FGTS (iOS | Android). O trabalhador poderá baixar o aplicativo e aguardar até que esta opção esteja válida na plataforma, o que deve acontecer nos próximos dias. A Caixa Econômica ainda deverá informar sobre esta medida.
Também será possível realizar o peido através de uma agência bancária, onde o trabalhador seguirá com os principais documentos. As agências devem ser as dos municípios afetados, visto que apenas nestes lugares o saque-calamidade ficará disponível para cobrir reparos e dar assistência aos mais afetados pelas chuvas.
Quando o FGTS pode ser sacado?
A Caixa vai liberar saque FGTS e fora o saque-calamidade, destinado apenas a um grupo de pessoas específico nas cidades paulistas, em outras situações os trabalhadores também podem realizar saque FGTS. Veja algumas delas:
- Demissão pelo empregador sem justa causa;
- Contrato de experiência;
- Rescisão por falência;
- Aposentadoria;
- Necessidade por urgência em casos de desastre natural ou calamidade pública;
- Suspensão do emprego avulsa;
- Idade superior a 70 anos;
- Portador de HIV;
- Câncer;
- Estágio terminal por doença;
- Pessoa fora do regime FGTS por 3 anos ininterruptos;
- Pessoa sem trabalho com carteira assinado por mais de 3 anos;
- Trabalhador que adquiriu casa própria.
Esses são os principais casos em que o trabalhador pode sacar FGTS fora o assunto principal do artigo de hoje. Essas e demais informações você pode acessar com detalhes do site da Caixa. Clique aqui e veja mais.
Veja também: Justiça de transição no Brasil: políticas públicas e previsão legislativa
Bolsa Família de março antecipado
Uma medida tomada para ajudar quem mais precisa, além da Caixa vai liberar saque FGTS, foi tomada pelo Governo Federal em relação ao Bolsa Família. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, informou que o pagamento de março será antecipado às famílias atingidas pelas chuvas.
A parcela será paga no dia 20 de março a todos os moradores do municípios atingidos, dispensando a verificação do NIS (Número de Identificação Social) para saber a data certa. As demais famílias seguem o cronograma regular do calendário de pagamento.
Um pagamento não anula o outro. A Caixa vai liberar saque FGTS e caso tenha o direito de receber, o trabalhador poderá realizar o pedido para fazer o saque-calamidade. Esteja dentro da regularidade e garanta o repasse que é um direito seu.
Você precisa de ajuda?
Além destas medidas, como a Caixa vai liberar saque FGTS e antecipação da parcela do Bolsa Família, o governo também está promovendo doações e auxílio com alimentos, roupas e itens de higiene. Todas as famílias afetadas pela chuva podem solicitar as doações no centro de atendimento social mais próximo.
Caso conheça alguém que esteja em situação de vulnerabilidade, pode encaminhar essa pessoa à assistência social ou prestar as informações contidas nos portais do governo ou aplicativos. Acesse gov.br e fique por dentro dos benefícios e notícias divulgadas.
Veja também: Consequências jurídicas da morte de Marília Mendonça: herança, investigação e publicidade de imagens proibidas
Este conteúdo te ajudou?
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber melhor como a Caixa vai liberar saque FGTS para as famílias afetadas pela chuva no litoral de São Paulo. Caso faça parte deste grupo ou conheça alguém que precisa de ajuda, envie este artigo e ajude mais pessoas a conquistarem o benefício.
Nosso portal está sempre pronto para te deixar informado sobre os programas de governo, auxílios sociais, direitos do cidadão, termos administrativos e muito mais assuntos relacionados. Acesse o Lumos Jurídico e veja mais artigos como este.