Aqui você vai descobrir como você faz para solicitar aposentadoria em 2023, com os direcionamentos corretos!
A aposentadoria em 2023 passa muito pelo que foi tratado e acordado na Reforma da Previdência que foi promovida em novembro de 2019 e terá diversas alterações ao longo dos anos.
Se você vai solicitar a sua aposentadoria em 2023, você precisa ficar atento na forma como é solicitado para saber se você se enquadra em todos os requisitos para conseguir se aposentar esse ano.
Logo mais abaixo vamos te mostrar quais foram as mudanças que aconteceram a partir do primeiro dia de janeiro de 2023 para você conseguir solicitar sua aposentadoria ainda esse ano.
Como conseguir a aposentadoria em 2023?
A primeira parte é você conseguir se aposentar por pontos, em uma das modalidades mais novas implementadas com a reforma da previdência que vai somar a sua idade com o seu tempo de contribuição.
Além dessa modalidade de aposentadoria em 2023, também está mantida as outras modalidades de aposentadoria como por tempo de contribuição ou até mesmo a aposentadoria pela idade.
Em duas das três modalidades de aposentadoria em 2023 você precisa ter um tempo mínimo de contribuição, mas uma sendo mais fácil que a outra para você conseguir solicitar e nós vamos te ensinar uma a uma.
Aposentadoria em 2023: Modalidade por tempo de contribuição
A aposentadoria por tempo de contribuição é uma das modalidades mais conhecidas por todo trabalhador brasileiro que tem a intenção de se aposentar, já que depende do tempo que ele trabalhou na vida.
Esse tipo de aposentadoria exige que você tenha trabalhado e contribuído por pelo menos 30 anos para as mulheres e 35 anos de contribuição para os homens, mas também tem a questão da idade minima para aposentadoria.
A aposentadoria em 2023 exige que além dos 30 anos de contribuição para as mulheres e 35 anos de contribuição para os homens, ela exige que as mulheres deva ter a idade mínima de 58 anos, enquanto os homens conseguem aos 61 anos e seis meses de idade.
Os trabalhadores precisam se atentar de forma anual, já que esse tempo de idade mínima aumenta seis meses a cada ano. Então, se você for se aposentar nos próximos anos, precisa ficar atento!
Aposentadoria em 2023: Aposentadoria por pontos
A aposentadoria por pontos é a mais nova modalidade de aposentadoria, que foi sancionada após a conclusão da reforma da previdência, precisando de dois itens importantes para conseguir a aposentadoria.
Nessa modalidade de aposentadoria, os trabalhadores precisam completar os pontos somados entre a idade de cada um, com a quantidade de tempo de contribuição nos serviços prestados de carteira assinada.
Em 2023, a quantidade mínima de pontos somados entre a idade e o tempo de contribuição passou a ser de 100 pontos para os homens e 85 pontos para as mulheres que têm o desejo de se aposentarem.
A modalidade da aposentadoria por pontos tem a meta de chegar na pontuação máxima de 100 pontos para as mulheres em 2033 e 105 pontos para os homens em 2028, já que aumenta um ponto a cada ano.
Aposentadoria em 2023: Aposentadoria por idade
Essa modalidade também é uma das mais antigas junto com o tempo mínimo de contribuição, porém ela sofreu algumas alterações após a reforma da previdência ser concluída no Senado.
Até 13/11/2019, o tempo mínimo de idade para a aposentadoria das mulheres era de 60 anos de idade e no mínimo 15 anos de contribuição e em 2023, passou a ser de 62 anos de idade, mantendo os mesmos 15 anos de contribuição.
Diferentemente da aposentadoria das mulheres, a aposentadoria por idade dos homens não sofreu nenhum tipo de alteração e permaneceu sendo de 65 anos de idade e pelo menos 15 anos de contribuição.
CONFIRA AQUI: Veja tudo sobre o auxílio-reclusão
Esse tempo de contribuição pode acarretar em um aumento de 60% no valor do benefício, podendo ser 2% ainda maior para as mulheres que tiverem mais de 15 anos de contribuição e 2% maior para os homens que ultrapassarem os 20 anos de contribuição.
Como solicitar a aposentadoria em 2023?
Para solicitar o seu benefício da aposentadoria, você deve acessar o site do Meu INSS, fazer o login e senha e ir na aba de novo pedido. Escolha a modalidade que você deseja e siga as instruções do site.
Leia atentamente cada instrução da página do Meu INSS antes de concluir a solicitação, para não ocorrer nenhum erro e preencha com a sua documentação para dar entrada na sua aposentadoria.
O prazo para o INSS passar uma resposta referente a sua solicitação da aposentadoria em 2023 é em média de 45 dias corridos, mas o ideal é você consultar todos os dias a sua solicitação para saber da aprovação.
Outro local que você também pode fazer a solicitação da sua aposentadoria é o telefone 135, especializado em solicitações ligadas ao Instituto Nacional do Serviço Social, ou popularmente conhecido como INSS.
Como receber a aposentadoria?
A primeira parcela da sua aposentadoria sempre fica disponível em uma agência da Caixa Econômica Federal indicada pelo próprio INSS e retirar o dinheiro diretamente na boca do caixa.
Caso você tenha interesse, você também pode autorizar o INSS a realizar o depósito em uma conta da Caixa, ou através do cartão previdenciário INSS, realizando o cadastro de uma senha.
Lembrando que você tem um prazo máximo de até 60 dias para realizar o saque de cada parcela depositada pelo INSS referente a sua aposentadoria, caso não queira ficar sem o seu devido pagamento.
O único que pode receber o pagamento da aposentadoria é o próprio titular e no caso de outra pessoa realizar o recebimento, precisa ser nomeada como um procurador do titular e realizar o cadastro no INSS.
O que achou do nosso conteúdo?
Essa matéria vai esclarecer todas as dúvidas que você tinha relação à aposentadoria em 2023, tais como solicitar, tempo mínimo, entre outras dúvidas que muita gente tem e não sabe como tirar.
Você viu aqui como você pode fazer para solicitar o seguro desemprego e para fazer o calculo dos valores que você tem a receber quando é desligado de uma empresa. É só compartilhar com os familiares e os amigos!