O Brasil ainda vive uma de suas piores crises financeiras de sua história e os trabalhadores do regime CLT podem ser surpreendidos com uma demissão, então você precisa aprender como calcular sua rescisão pelo FGTS.
Se você notar, todo mês é descontado 8% do seu salário para contribuição do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e isso pode ser usado por você após a rescisão do seu contrato de trabalho.
Para calcular sua rescisão pelo FGTS, você precisa ter noção de algumas taxas e da estrutura que é feito o cálculo da rescisão pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Os valores podem sofrer algumas alterações por conta do valor de salário e da porcentagem que é descontado da sua folha de pagamento, podendo ser de 7 a 14 % de desconto.
VEJA TAMBÉM: Veja quem tem direito ao auxílio Brasil
Quando um empregado é desligado da empresa, ele terá uma série de benefícios que ele vai poder receber como o seguro desemprego, o que garante o trabalhador um tempo para conseguir um novo emprego.
Como calcular sua rescisão pelo FGTS?
Para calcular a sua rescisão pelo FGTS, você precisa saber quais valores você tem a receber de cada um dos itens obrigatórios que o empregador precisa te pagar quando você é desligado da empresa.
A sua rescisão pelo FGTS sempre vai passar pelos depósitos que a empresa que você trabalha ou trabalhou, já que o valor a ser pago na rescisão é feito diretamente pelos depósitos realizados.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) rende 40% do valor total para o empregado, quando ele é desligado da empresa e é incorporado ao valor da rescisão pelo FGTS.
Você precisa calcular os valores que foram descontados ao longo do seu tempo de trabalho e que foram oriundos do valor que você recebia de salário mensalmente, sendo reservado em uma espécie de conta feita pelo Governo Federal.
Vamos supor que você recebia um salário com o valor de R$ 1302,00, que é o valor atual do salário mínimo, durante os doze meses, então você vai precisar multiplicar a porcentagem, pelo valor de salário e quantidade de meses trabalhados. Veja o exemplo abaixo:
1302,00 x 12 x 8% = 1.249,92
1249,92 x 40% = 499,96
Também vale ressaltar que o trabalhador só fica com os 40% do valor total do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pois o restante fica dividido entre o INSS e o Imposto de Renda Retido na Fonte.
Quais os direitos de um trabalhador que é desligado da empresa?
Sempre que um trabalhador é desligado da empresa, ele tem uma série de benefícios que ele tem direitos a receber pela rescisão pelo FGTS, quando ele dá a baixa no contrato de trabalho.
CONFIRA AQUI: INSS confirma acréscimos para 2023
Quando você receber sua rescisão pelo FGTS, ela será composta por itens que você vai acumulando conforme o seu tempo na empresa vai passando e quando você é desligado você pode retirar.
Dentre todos os itens que são obrigatórios a serem pagos por uma empresa quando ela realiza o desligamento do funcionário, os principais são as férias, o décimo terceiro e os 40% em cima do valor acumulado do FGTS.
O valor da rescisão pelo FGTS pode ser alterado de acordo com alguns outros itens que podem ser adicionados pelo empregador, como o salário família e a questão se tem ou não as férias vencidas.
Onde o trabalhador pode receber a rescisão do contrato?
O trabalhador não precisa se deslocar a nenhum lugar para conseguir receber o seu valor de rescisão pelo FGTS, já que os valores serão pagos pelo empregador na mesma conta onde o empregado recebia o pagamento.
O único lugar que o trabalhador precisaria ir para receber qualquer tipo de valor relacionado a sua rescisão de contrato de trabalho era uma agencia da Caixa Econômica Federal para solicitar o seguro desemprego.
VEJA AQUI: As regras para receber pensão por morte
Atualmente, todo o processo de pagamento da rescisão e do pedido do seguro desemprego é feito de forma online. O único processo que você vai precisar sair de casa é para fazer os exames demissionais e assinar a homologação.
Como pedir o seguro desemprego?
Como falamos mais acima, todo o processo para solicitação do seguro desemprego é feito de forma online, abandonando a necessidade que você tinha para ir na Caixa Econômica Federal.
Para você solicitar o seguro desemprego, você precisa ter cadastro no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, nas versões do Android e iOS ou pelo Portal Gov.br, responsável pela organização desse tipo.
Caso você prefira fazer a moda antiga, você pode entrar em contato com a central Alô Trabalhador no número 158, agendar o seu atendimento nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.
Assim que é feito a solicitação, a liberação do seguro desemprego é feito de forma automática para saber os valores que você receberá e a quantidade de parcelas que você tem direito.
Onde consigo receber meu seguro desemprego?
Atualmente existem algumas opções para você conseguir receber os valores que você tem direito após realizar a solicitação do seguro desemprego após realizar as etapas da rescisão pelo FGTS.
No momento que você faz a solicitação, você pode fazer a opção de cadastrar uma conta corrente que será depositada ou se você prefere receber pela conta poupança social da Caixa Econômica Federal.
Caso você não faça a opção de recebimento por uma conta corrente de sua escolha ou pela conta poupança social da Caixa, o Caixa Tem, a sua opção será se deslocar até uma agência da Caixa Econômica Federal para conseguir receber o seu valor de seguro desemprego já cadastrado.
O que achou do nosso conteúdo?
Espero que você tenha uma noção maior depois dessa explicação de onde solicitar o seguro desemprego e como é feito o cálculo para você calcular o seu valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
Você viu aqui como você pode fazer para solicitar o seguro desemprego e para fazer o calculo dos valores que você tem a receber quando é desligado de uma empresa. É só compartilhar com os familiares e os amigos!