Bolsa Família de março: pagamento antecipado para famílias afetadas pela chuva 

O Governo Federal vem atuando para ajudar as famílias que mais precisam de auxílio neste momento em que as chuvas fortes do período de verão vem causando transtornos. Uma das medidas aplicadas é o pagamento do Bolsa Família de março, antecipado a quem foi afetado e teve prejuízos.

Bolsa Família de março
Reprodução: Capitalist

O pagamento antecipado do Bolsa Família de março poderá ser usado para compra de alimentos e qualquer outra necessidade que uma família tenha durante este período. Assim como o saque do FGTS, que também será liberado pela Caixa para municípios em situação de calamidade. 

Ao longo deste artigo vamos te dar mais informações sobre os pagamentos para quem está em prioridade e os demais grupos, além das atualizações recentes sobre o programa. Veja abaixo sobre o Bolsa Família de março. 

Veja também: Benefício BPC pode ser pago para quantas pessoas em uma mesma família?

Bolsa Família de março para famílias em prioridade

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, informou que o pagamento do Bolsa Família de março será adiantado para as famílias que precisam de assistência com a ocorrência de intensas chuvas. Essa medida foi tomada especialmente após a ocorrência de alagamentos e perdas no litoral paulista.

Mas não só esta área foi afetada pelas últimas chuvas de verão. Diferentes pontos no Brasil estão em estado de alerta e calamidade por deslizamentos, alagamentos e perdas devido ao número elevado do volume de água das tempestades. Muito volume caindo por um curto período tende a causar danos nas áreas mais vulneráveis. 

Bolsa Família de março
Reprodução: Agência Brasil

De acordo com o ministro, o pagamento para essas famílias acontecerá todos no dia 20 de março. Ou seja, o número final do NIS (Número de Identificação Social) não será considerado para depósito do valor por estes grupos do pagamento adiantado do Bolsa Família de março. 

O valor tem o objetivo de auxiliar na compra de mantimentos e itens de higiene básica, assim como qualquer outra finalidade de caráter emergencial. A família deverá decidir de forma consciente as prioridades nesta situação, visto que esta não é uma parcela adicional, mas um adiantamento do que já seria pago.

Municípios com pagamento antecipado

O Governo Federal determinou que os municípios paulistas mais afetados pelas chuvas serão os que as famílias poderão realizar o recebimento antecipado do Bolsa Família de março. São eles: 

  • Bertioga;
  • Caraguatatuba;
  • Guarujá;
  • Ilhabela;
  • São Sebastião;
  • Ubatuba.

Além do pagamento, as famílias que passaram por perdas decorrentes de alagamentos, deslizamentos e qualquer problema decorrente das tempestades, poderão ser auxiliadas com alimentos, itens de higiene, roupas e demais necessidades. Toda a mobilização já está sendo feita para o amparo adequado destas pessoas. 

Veja também: 10 erros que devem ser EVITADOS na solicitação da aposentadoria 

Saque FGTS também foi liberado

Assim como o pagamento do Bolsa Família de março foi antecipado neste momento, a Caixa Econômica Federal também liberou o saque do FGTS nos municípios de São Paulo que apresentam estado de calamidade. Segundo o banco, poderão ser retirados até R$6.220,00 pelos trabalhadores com saldo em conta.

Bolsa Família de março
Reprodução: G1

Para retirar o valor, é necessário residir em um dos municípios afetados pelas tempestades que citamos anteriormente. Porém, as pessoas que fizeram a retirada do valor nos últimos 12 meses, não têm direito ao saque novamente. 

O interessado em realizar o saque do FGTS neste momento, deve acessar o aplicativo (iOS | Android) ou ir até uma agência física da Caixa para fazer a solicitação. É importante estar com os documentos atualizados em mãos, como identidade, CPF e comprovante de residência. 

Atualizações do Bolsa Família 2023

O Bolsa Família 2023 é um programa em transição e validação, visto que até então é chamado de Auxílio Brasil. A mudança vem acontecendo de forma gradativa, assim como as implementações do governo do atual presidente Lula. Mas os pagamentos continuam e o calendário de 2023 segue sendo obedecido, com todas as parcelas pagas às famílias cadastradas. 

O governo vem reforçando a importância de estar com todos os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único), pois uma das atualizações do auxílio é a realização do chamado “pente fino” para verificar os cadastros irregulares e sem atualização. Uma medida para garantir a continuidade do programa e a segurança da economia do país. 

Bolsa Família de março
Reprodução: Exame

Caso seja um beneficiário e tenha dúvidas sobre as próximas atuações da presidência e ministério em relação ao Bolsa Família, busque o posto de assistência social da sua cidade ou entre no aplicativo Auxílio Brasil (iOS | Android). Por estes meios, é possível verificar a atualização dos dados e caso esteja tudo certo e você esteja dentro das regras, não há com o que se preocupar.

Todas as famílias beneficiárias em regularidade receberão a transferência de renda normalmente. Qualquer alteração será feita de forma automática, assim como a entrega dos novos cartões nos endereços prestados no cadastro. 

Veja também: Consequências jurídicas da morte de Marília Mendonça: herança, investigação e publicidade de imagens proibidas

Calendário de pagamento regular 

Para as demais famílias que recebem o benefício, o pagamento do Bolsa Família de março segue o calendário regular. O recebimento é de acordo com o número do NIS, contido no cartão fornecido por cada responsável do núcleo familiar cadastrado no programa. Veja abaixo o calendário:

Bolsa Família de março
Reprodução: gov.br

Esta e demais informações sobre o Bolsa Família de março e demais meses podem ser verificadas através do site gov.br. O portal é oficial do Governo Federal e tem as atualizações corretas sobre todos os programas, deveres e direitos de um cidadão. 

Veja também: Justiça de transição no Brasil: políticas públicas e previsão legislativa

Essas informações te ajudaram?

Esperamos que este artigo tenha contribuído para saber sobre o pagamento do Bolsa Família de março para as famílias afetadas pela chuva e todo o cronograma previsto para o ano de 2023. E se esta é a sua situação, basta aguardar para que o valor seja depositado na sua conta correspondente. 

Sempre fique atento a novas atualizações sobre programas sociais como este aqui no Lumos Jurídico. Nosso portal tem o papel de auxiliar os leitores que querem estar por dentro de benefícios sociais, direitos e notícias importantes relacionadas ao governo. Fique por aqui e veja mais!