Aposentadoria pelo INSS: 10 erros que devem ser EVITADOS na solicitação!

Evite que sua solicitação seja negada! Veja os 10 erros a serem evitados por quem vai dar entrada na aposentadoria pelo INSS neste ano de 2023.

Finalmente chegou a hora e você está se preparando para dar entrada na sua aposentadoria pelo INSS. Mas afinal, quais são os próximos passos para que a minha solicitação prossiga de forma correta? Existem erros que devem ser evitados a todo custo por quem deseja receber um valor justo pelo tempo de contribuição.  

aposentadoria pelo INSS
Reprodução: INSS

Apesar de ser um assunto muito importante de ser esclarecido, muitas pessoas só buscam informações sobre aposentadoria quando chega o momento de realizar a sua solicitação pelo INSS. Isso, por vezes, acaba gerando complicações no benefício e erros que afetam diretamente o valor a ser recebido.

Com o intuito de livrar você de cair neste problema, separamos este artigo com alguns erros mais comuns ao dar entrada na aposentadoria pelo INSS. Leia o artigo até o final e tire suas dúvidas sobre este assunto tão importante!

Veja também: Benefício BPC pode ser pago para quantas pessoas em uma mesma família?

10 erros ao dar entrada na aposentadoria pelo INSS

Sabemos que especialmente neste ano, com a transição do governo da providência, algumas dúvidas ficam a respeito assuntos relacionados à benefícios sociais e direitos dos cidadãos. Por isso, é preciso sempre estar informado sobre atualizações e possíveis mudanças, para evitar erros como os que vamos falar neste texto.

aposentadoria pelo INSS
Reprodução: expressopb

O INSS tem um canal no Youtube que vai te deixar informado sobre todos os trâmites e pode tirar a dúvida que você tem em relação à solicitação de aposentadoria. Um serviço gratuito e aberto ao público. Clique aqui e acesse.

Sabendo de tudo o que é preciso fazer, vamos te alertar sobre o que não deve ser feito. Agora, veja abaixo os 10 erros ao dar entrada na aposentadoria pelo INSS e fique atento para não cometer nenhum deles quando solicitar o direito. 

Veja também se Aposentado do INSS pode receber seguro-desemprego

1 – Falta de planejamento previdenciário

Ao iniciar o processo para dar entrada à aposentadoria pelo INSS, são necessários alguns trâmites burocráticos e contar com a intuição não é uma opção. Inicie o planejamento com o auxílio de um profissional da área de direito previdenciário, que vai ajudar no melhor caminho para o seu perfil. 

2 – Entrega de documentos

O ideal é recolher o máximo de documentos relacionados ao seu tempo de trabalho e contribuição para a aposentadoria pelo INSS. Os documentos exigidos são: RG, CPF, comprovante de residência, carteiras de trabalho, PIS/Pasep ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador), comprovante de reservista (para homens).

aposentadoria pelo INSS
Reprodução: internet

No caso de profissionais autônomos ou contribuintes facultativos, carnês de recolhimento do INSS, recibos por serviço prestado e qualquer outra documentação que comprove sua atuação como profissional. 

3 –  Entrada antes do tempo

Outro erro bastante comum ao dar entrada na aposentadoria pelo INSS é estar antecipado demais nesta solicitação. Pouco tempo de trabalho a mais, como alguns meses, podem fazer muita diferença no cálculo do valor que receberá. Mais uma vez, esteja sempre bem orientado e não tenha pressa.

4 – Escolha da modalidade

Existem alguns tipos diferentes de aposentadoria pelo INSS que se encaixam a cada perfil de pessoa, e a escolha correta desta modalidade é essencial para que você receba o valor certo, de acordo com a contribuição. 

aposentadoria pelo INSS
Reprodução: OGlobo

Algumas modalidades são: aposentadoria por Idade Urbana, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, e outras opções que você pode acessando o site oficial do Governo, na área de Ministério do Trabalho e Previdência. 

Veja também: Inscrição CadÚnico: como fazer para receber o Bolsa Família em 2023? – Lumos Jurídico

5 – Abrir processo judicial sem necessidade

Neste momento, sabemos que muitas pessoas têm pressa para que seu benefício fique pronto. Mas a solicitação de aposentadoria pelo INSS é um processo bastante demorado, com prazo de até 90 dias úteis para análise e retorno. Recorrer à justiça antes deste prazo ser cumprido pode deixar as coisas ainda mais complicadas. Seja paciente.

6 – Dados e documentos desatualizados

Os dados pessoais precisam estar corretos e a sua documentação atualizada, dentro do prazo de validade e com todos os critérios exigidos pelo órgão de previdência social. Parece um erro bobo, mas é fundamental estar atento a esta questão. 

aposentadoria pelo INSS

Mais uma vez frisamos a importância de buscar um profissional especializado caso tenham dúvidas em relação à sua documentação, ou precise de ajuda neste processo. Esse auxílio vai ajudar na burocracia e fazer com que a sua solicitação ande mais rápido e não seja negada.

7 – Não saber as novas regras

É necessário estar sempre atualizado sobre as novas regras para a aposentadoria pelo INSS, especialmente relacionadas a cada modalidade. Busque no site oficial do Governo Federal ou peça a ajuda de um profissional, evitando que seu benefício seja prejudicado de alguma forma. 

8 – Revisão da vida toda sem cálculo prévio

Este novo recurso chamado Revisão da Vida Toda ainda está com os próximos passos a serem decididos pelo STF.O site do Governo Federal já alertou aos cidadãos o cuidado que se deve ter para não cair em golpes relacionados, então realize o seu cálculo prévio e receba o benefício corretamente.

9 – Errar o Guia da Previdência Social

O Guia da Previdência Social é o documento hábil para recolher as contribuições, que vai ser usado por contribuintes facultativos e individuais. Deve ser preenchido adequadamente para que não haja problemas na aceitação do pedido de aposentadoria pelo INSS. Você pode ter acesso ao GPS clicando aqui.

10 – Prestar informações falsas

O pior erro a ser cometido por quem vai dar entrada na aposentadoria pelo INSS é mentir sobre informações pessoais ou dar documentos falsos. A análise dos pedidos pelo órgão é feita de forma criteriosa, e ao achar alguma fraude, sua solicitação será negada e pode até ter problemas com a justiça. Seja correto e verdadeiro com suas informações.

Veja também : Justiça de transição no Brasil: políticas públicas e previsão legislativa

Este artigo te ajudou?

Esperamos que esclarecer estes erros evite que você cometa algum deles na hora de realizar a sua solicitação de aposentadoria pelo INSS. Busque sempre informações em portais oficiais e sites que estão comprometidos a prestar o melhor conteúdo aos leitores. Caso tenha mais dúvidas, busque a ajuda de um profissional habilitado!
Todos os nossos artigos são produzidos para instruir as pessoas que buscam por benefícios, direitos, deveres e demais questões que envolvem burocracias jurídicas. Acesse a página inicial e veja mais conteúdos como este!