22 benefícios sociais do Governo que você tem direito a participar

Saiba quais são os principais benefícios sociais do Governo que tem pode participar agora mesmo.

Os benefícios sociais do governo são inúmeros, esses programas foram criados para ajudar a população de renda baixa, são programas de transferências de renda, benefícios de descontos e até ajudas para participar de eventos culturais e esportivos para a população ter acesso aos mais diversos benefícios.

Beneficios sociais do governo
Reprodução: Freepik

Importante aliado aos benefícios sociais do governo, o Cadastro Único do Governo Federal é a maior fonte de dados do governo para mapear as condições que cada família vive e identificar as pessoas com maiores vulnerabilidades para fazerem parte de seus programas de auxílio.

Veja também se Aposentado do INSS pode receber seguro-desemprego

Em todos os programas as pessoas e famílias participantes, além de terem suas informações atualizadas no Cadúnico é necessário receber até 2 salário mínimo ou ter uma renda per capita de até meio salário por integrante da rede familiar. Para saber mais sobre os principais benefícios sociais que você pode receber continue a leitura. 

Benefícios sociais do governo

Um dos benefícios sociais do governo mais falado nos últimos tempos foi o auxílio emergencial, muitos foram contemplados, ele foi uma ajuda temporária à população, mas outros diversos programas são fixos e você pode realizar a inscrição a qualquer momento,caso seja seu perfil.  

BENEFICIO BPC
Reprodução: Cadastro Único

O primeiro passo para conseguir qualquer benefício do Governo é procurar um posto de atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), é necessário levar um documento seu e de todos os seus familiares de preferência com foto , lá você irá responder perguntas sobre sua família e local que mora. 

Veja também : Inscrição CadÚnico: como fazer para receber o Bolsa Família em 2023?

Com isso você já está com o primeiro passo concluído para participar dos programas. Assim separamos 22 benefícios para você conhecer um pouco e entrar em contato com um posto de atendimento mais próximo da sua residência para fazer parte.

Programa Bolsa Família e Programa Casa Verde e Amarela

Um dos benefícios sociais do governo o programa bolsa família garante um valor substancial para ajudar a atender pessoas que vivem em pobreza extrema a melhor a desigualdade social, podem receber o auxílio mães solos, gestantes e famílias com dependentes de até 17 anos, clique aqui para saber mais.

(Reprodução: Jornal Contábil)

Já o programa Casa Verde e Amarela ajuda famílias de baixa renda a conseguirem conquistar sua casa própria com financiamentos habitacionais, o objetivo é ajudar até o ano de 2024 1,6 milhões de famílias brasileiras, clique aqui para mais informações.

Programa de Erradicação do trabalho Infantil e Programa Brasil Carinhoso

O programa de Erradicação do trabalho infantil é outro dos benefícios sociais do governo  que auxlia no cumprimento do direito da crinaça e do adolescente, mais de 820 mil crianças já foram tirados de situações de trabalho e mudaram suas vidas para melhores.

Programa Brasil Carinhoso : Esse programa é direcionado exclusivamente para a educação infantil, o projeto concede recursos para o desenvolvimento da educação de crianças, são de R$765,6 Milhões investidos. 

Programa de Cisternas; Telefone Popular e Carta Social

São mais 3 benefícios sociais do governo importantes, o Programa de Cisternas ajuda milhares de brasileiro na construção de cisternas para que a população possa ter acesso a água limpa nas regiões mais afetadas pela seca, já o Telefone Popular ajuda a promover o acesso a telefonia fixa a população.  

Reprodução: Freepik

Carta Social somente beneficiários do Bolsa Família podem participar, o programa ajuda a população carente a ter acesso aos serviços postais de sua região sem custo algum, aumentando assim o acesso de toda população.

Aposentadoria para pessoa baixa renda, carteira idoso e ID jovem

O Programa de Aposentadoria para pessoas de baixa renda ajuda pessoas a receber o benefício de transferência de renda, para ter acesso é necessário ter 15 anos ou mais de contribuição, além dos homens terem mais de 65 anos e mulheres acima de 60 anos.

Veja também: Benefício BPC pode ser pago para quantas pessoas em uma mesma família?

A Carteira Idoso permite descontos de 50% ou mais para idosos acima de 60 anos que realizaram viagens interestaduais. O ID Jovem além de conseguir desconto em passagens para jovens entre 15 e 29 anos, a carteira permite meia-entrada em eventos, cinemas e teatros. 

Água para todos, Bolsa estiagem, Programa Nacional de Crédito fundiário e Crédito Instalação

Esses são mais alguns exemplos de benefícios sociais do governo o água para todos ajuda na implementação de cisternas para a região rural ter acesso a água, outra ajuda para os agricultores é a Bolsa Estiagem que auxilia os trabalhadores que tiveram perdas com a estiagem em suas lavouras.

Reprodução: Internet

O programa Nacional de Crédito Fundiário é um dos benefícios sociais do governo destinado aos agricultores que querem ter uma casa própria para a família ou expandir seu negócio. Com o Crédito Instalação às famílias beneficiárias da Reforma agrária linhas de crédito são criadas exclusivamente para assentamentos e atividades produtivas.  

Programa Brasil Alfabetizado, Projovem Adolescente, passe livre e Bolsa Verde

O programa brasil alfabetizado apoia financeiramente projetos destinados à alfabetização de jovens e adultos. O Projovem adoscelente cria oportunidades para melhorar o convívio social e familiar de adolescentes de baixa renda.

Veja também: 10 erros que devem ser EVITADOS na solicitação da aposentadoria !

O programa de passe livre concede gratuidade do transporte público para a população de baixa renda e pessoas com deficiência. O programa bolsa verde incentiva a população a práticas que protegem a natureza e os auxilia com um valor de 3 em 3 meses.

Outros programas 

Entre outros benefícios sociais do governo estão o Programa Nacional de Reforma Agrária,  conjunto de medidas para melhorar a distribuição de terras e  modificar regimes de posse, assim como seu uso, e a Tarifa Social Elétrica, descontos para famílias de baixa renda em suas contas de energia, dependendo de seu consumo . 

Reprodução: Freepik

 Programa de Fomento às atividades produtivas rurais, aprimoram a qualidade nutricional de alimentos com iniciativas agroecológicas e a isenção de taxas em concurso com seu cadastro candidatos aos concursos públicos ou ao Enem garantem taxa zero ao realizar sua inscrição. 

Conclusões sobre os benefícios sociais do governo

O governo possui diversos benefícios sociais do governo que podem te ajudar no dia a dia, vai de você descobrir mais detalhes de cada programa e não ficar fora dessa. Além disso, não se esqueça de atualizar seu Cadastro Único, pois como vimos ele é a base de dados de fonte que os programas analisam para conceder seus benefícios.

Espero que o artigo tenha sido útil, comente aqui se já conhecia todos os 22 benefícios apresentados. Aproveite que está aqui e entre em nosso site oficial Lumos Jurídicos para ter acesso a essa e outras matérias com assuntos relevantes para o seu dia dia, até a próxima!