5 benefícios sociais que você pode ter direito e não sabe

Saiba quais benefícios sociais que você tem direito e ainda não recebe

Os benefícios sociais foram criados para ajudar toda a população a viver melhor, ajudar pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade a ter o mínimo para viver e conseguir amenizar a porcentagem de pessoas que vivem em extrema pobreza, assim uma melhor qualidade de vida é prevista para todos da sociedade.

benefícios sociais
Reprodução: Freepik

Todos que recebem, precisam estar incluídos no Cadastro Único e comprovar o status de baixa renda para participar da maioria dos benefícios sociais, entre os programas estão transferências de renda, benefícios culturais e programas para ajudar a diminuir a desigualdade social.   

Veja também: se Aposentado do INSS pode receber seguro-desemprego

Você pode não saber, mas existem diversos benefícios sociais que você pode estar perdendo apenas por não ter a informação adequada e uma direção. Assim separamos 5 benefícios sociais que você pode participar para melhorar sua situação econômica e melhorar o acesso à cultura e esporte. 

Benefícios sociais: O que são?

Os benefícios nada mais são do que programas estabelecidos para garantir uma menor taxa de desigualdade social e qualidade de vida, seja para a população idoso, adultos de baixa renda, jovens e adolescentes. Cada programa possui um público para atingir, com um propósito próprio, mas sempre em benefício da população.

Benefícios sociais
Reprodução: Desenvolvimento Social

O cadastro único é essencial para participar de todos os programas, caso não tenha vá até um centro de atendimento e faça já a sua inscrição, é por esse banco de dados que o governo irá conseguir avaliar seu perfil e analisar se você pode ou não participar dos benefícios sociais.

Veja também: 10 erros que devem ser EVITADOS na solicitação da aposentadoria !

Datas de recebimentos, inscrições, pedidos, valores e descontos podem variar de acordo com cada programa que esteja participando, entre os programas estão bolsa família, Auxílio gás, tarifa social, carteira de pessoa idosa e ID jovem. Para saber mais sobre cada benefício continue a leitura sobre cada benefício continue a leitura.

Benefícios sociais: Bolsa Família

Um dos benefícios sociais mais conhecido: O programa que já teve algumas mudanças em seu nome continua firme e forte e beneficia muitas famílias que precisam de ajuda financeira e vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, mesmo com a mudança de Governo irá continuar a funcionar e você pode continuar a receber ou realizar sua inscrição.

Benefícios sociais
Reprodução: Internet

Os valores pagos são de R$600,00 e pode aumentar a cada criança na família com menos de 6 anos, os beneficiários são famílias que ganham até meio salário mínimo per capita, com mulheres gestantes, lactantes e com crianças. Para conseguir receber é necessário ter inscrição no Cadastro Único e realizar o pedido nos centros de atendimento, clique aqui para mais informações .

Benefícios sociais: Auxílio Gás

Outro dos benefícios sociais é o Auxílio gás, assim como o nome já entrega é um programa que ajuda a fornecer o valor necessário para que as famílias possam ter condições para comprovar  seu botijão de gás a cada dois meses e melhorar a qualidade de vida da população.

Benefícios sociais
Reprodução: Internet

Assim como o Bolsa Família precisa ter inscrição atualizada no Cadastro Único e realizar o pedido em um Centro de Referência da Assistência Social( Cras). O programa tem como principal objetivo ajudar mulheres chefes de família que possuam renda mínima inferior  e vítimas de violência doméstica. clique aqui para mais informações.

Benefícios sociais: Tarifa Social

Os benefícios sociais de Tarifa Social é uma enorme ajuda no final do mês para muitos brasileiros, o programa disponibiliza descontos para o consumo de contas de energia, os descontos chegam de 10% até 100% depende de seu perfil social e da faixa de consumo de sua família.

Veja também: Beneficio para desconto na conta de energia tem atualização

São participantes dos programas idosos mais de 65 anos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou doenças tratadas com o auxílio de aparelhos elétricos e famílias participantes de outros benefícios sociais que vivem em pobreza, não é necessário realizar cadastro com sua inscrição no Cadastro único o benefício será concedido de forma automática, porém pode entrar em contato com a rede de distribuição para confirmar a participação.clique aqui para mais informações

Benefícios sociais : Carteira Pessoa Idosa

Os benefícios sociais da Carteira pessoa idosa é muito importante para conseguir descontos de passagens em viagens interestaduais, por transporte rodoviário ou ferroviário, o desconto pode variar de acordo com o lugar, em cada companhia de viagem o certo é disponibilizar 2 assentos para os idosos.

Benefícios sociais
Reprodução: Freepik

Os idosos acima de 60 anos já podem obter a carteirinha, é necessário receber até 2 salário mínimos e ir pessoalmente até um Cras para solicitar o benefício, seu cadastro único também precisa estar atualizado com todos os dados de sua família. Outro ponto importante é que para viagens o usuário precisa realizar o pedido da passagem até 5 horas antes do embarque. clique aqui para mais informações  

Benefícios sociais: Identidade Jovem (ID Jovem)

Os benefícios sociais de identidade jovem é um programa que disponibiliza carteirinhas que possibilitam a meia entrada em eventos culturais, sejam cinemas, teatros e até esportivos para jovens de baixa renda com idades entre 15 a 29 anos. Outro benefício é o desconto em transportes interestaduais, assim como a carteira pessoa do Idoso.

Benefícios sociais
Reprodução: Divulgação

Com o cadastro único atualizado é preciso que o jovem tenha acesso ao seu número do NIS, disponível em sua carteira de trabalho, e faça seu cadastro pelo aplicativo ou site oficial, clique aqui para acessar, o documento fica pronto em pouco tempo e pode ser usado em até 6 meses. 

Conclusões 

Os benefícios sociais foram criados para trazer uma melhor qualidade de vida a toda população de baixa renda, os benefícios sociais são inúmeros e para realizar todos os cadastros é realmente necessário estar com suas informações atualizadas no Cadastro Único, para realizar essa atualização é preciso ir pessoalmente ao CRAS mais próximo de sua residência com seus documentos pessoais.

Veja também : Inscrição CadÚnico: como fazer para receber o Bolsa Família em 2023?


Se você faz parte do perfil de cada programa, não perca tempo e entre em contato com um centro de atendimento mais próximo de você e comece a utilizar os programas para melhorar o seu dia a dia. Espero que as informações tenham sido úteis para você, aproveite que está aqui e não deixe de visitar nosso site Lumos Jurídico para mais informações que ajudem no seu dia a dia, até a próxima!