Grande ALERTA GERAL para quem está no CadÚnico

Surpresa e alerta para quem está no Cadúnico, benefício sofrerá pente fino e muitos deixaram de receber.

O CadÚnico é uma das principais ferramentas relacionadas aos benefícios, com ele o Governo consegue analisar o perfil de cada família e decidir se ela deve ou não fazer parte dos programas de benefícios sociais que o país oferece para a população mais carente. Essa grande atualização irá começar neste ano de 2023 para apoiar os programas que estão em vigor.

Reprodução: Internet

Desde do fim do ano passado uma possível revisão vem sendo pauta de diversas conversas sobre o futuro dos programas sociais, essa revisão foi confirmada e irá começar a partir de fevereiro, com ela muitas pessoas deixaram de receber o auxílio se não estiverem no grupo que deve ocupar o novo Bolsa Família.

O Bolsa Família é um dos principais programas do país e tem como principal objetivo diminuir a desigualdade econômica e trazer  mais qualidade de vida para as famílias que sofrem com a pobreza extrema e consequentemente muitas vezes até com fome. Para entender melhor  todas essas mudanças no CadÚnico continue a leitura. 

Veja também : Inscrição CadÚnico: como fazer para receber o Bolsa Família em 2023?

CadÚnico

O Cadúnico é um banco de dados sobre as famílias de baixa renda brasileiras que o Governo tem acesso, com essas informações o Governo consegue analisar as famílias e os programas que cada uma delas pode participar através desses dados que são fornecidos por cada família.

Reprodução: Cadúnico

A inscrição é sempre realizada por um Centro de Referência de Assistência Social, de preferência pede-se que uma mulher vá até o centro com seu documento pessoal com foto, assim como de toda a sua família, além disso são pedidas informações sobre a residência que moram, escolaridade profissão e mais. 

O CadÚnico apesar de ser uma lista do Governo Federal, as informações cadastradas são gerenciadas pela Prefeitura Municipal de cada cidade, para diminuir o tempo de espera nos Centros de atendimento, você pode realizar um pré cadastro pelo site e ir até um Centro dentro de 120 dias para terminar seu cadastro.

Veja também se Aposentado do INSS pode receber seguro-desemprego

Para fazer parte de qualquer programa social a inscrição no CadÚnico é obrigatório, ou seja, se quiser fazer parte do Bolsa Família, ganhar descontos na conta de luz ou receber o auxílio gás, realizar essa inscrição e manter o perfil atualizado é indispensável.  

Atualização Cadúnico

O ministro de Desenvolvimento Social possui uma equipe preparada e experiente para começar a trabalhar nessa atualização do Cadúnico que promete cortar todas as pessoas que não possuem direito a participar de programas sociais, como o Bolsa Família, que talvez estejam participando no momento. 

Reprodução: Freepik

Wellington Dias vê o banco de dados como um forte aliado para ajudar as pessoas que precisam comer e possuem direito ao Bolsa Família, retirando quem não possui mais direito e indicando pessoas que precisam desse benefício para ter o que comer no dia a dia. 

Ao ser questionado sobre quais programas sofrerão com mudanças de atualizações o Ministro não disse exatamente o nome do programa, mas deixou claro que programas habitacionais, de água, energia, vacinação, matrículas de crianças e adolescente são seus principais objetivos, no total serão mais de 30 programas sociais que irão passar pelo pente fino. 

Novo Bolsa Família

Essas mudanças do CadÚnico vem em conjunto justamente como Bolsa Família, o programa mais famoso do país já sofreu algumas mudanças nos últimos tempos e nesse novo Governo novas mudanças estão previstas para acontecer novamente. No Governo passado o programa teve que sofrer alterações para alcançar as famílias que sofreram com o Covid.

Reprodução: Internet

Entre algumas mudanças já aprovadas estão o aumento de R$ 150,00 para as famílias que possuam crianças menores de 6 anos e o valor de R$ 600,00 continua a ser mantido durante alguns anos, com o novo Bolsa Família as famílias de apenas 1 pessoas começaram a serem cortadas para que um outro público possa ser atingido. 

Veja também: Beneficio para desconto na conta de energia tem atualização

Esse pente fino é visto por Simone Tebet, como algo necessário para que fraudes sejam evitadas e que somente as pessoas que realmente precisam de ajuda possam ter acesso ao programa que beneficia milhares de famílias que estão em situação de pobreza. 

Esses são alguns dos detalhes já divulgados, mas outros detalhes podem ser anunciados pelo presidente nos próximos meses para serem implementados durante o ano de 2023, o Lula irá visitar os estados que mais teve votos em sua vitória e anunciar algumas mudanças. 

O que será esse pente fino do CadÚnico?

Esse pente fino no programa do CadÚnico não é algo que surgiu de uma hora para outra, viu-se necessário essa atitude após denúncias de várias irregularidades e fraudes de perfis no programa do Bolsa Família, onde até mesmo pessoas que não moram no país estão recebendo o benefício. 

Reprodução: Internet

Com esse pente fino o Governo vai conseguir identificar pessoas que realmente precisam receber o benefício e ainda não recebe, pessoas que já recebem e irão continuar a receber e pessoas que não fazem parte do perfil do programa e precisam ser cortados para que outras pessoas possam participar. 

Veja também: Benefício BPC pode ser pago para quantas pessoas em uma mesma família?

Com mudanças que o programa sofreu com a pandemia a suspeita do Governo é que uma parcela dos beneficiários fraudaram o sistema de seleção e com essa atualização isso pode ser cortado pela raiz, o governo passado começou uma investigação para achar fraudes, mas nesse Governo pode se ter mais êxito com as mudanças que serão realizadas.

Já sabia sobre a atualização?

Essa atualização do Cadúnico vem sendo divulgada com mais efetivação nos últimos dias, então caso deixe de receber um dos motivos pode ser esse pente fino que o programa está realizando no momento. Caso perceba que esse cancelamento é indevido e que não concorda procure um Centro de Atendimento para tirar suas dúvidas.

Esse pente fino é necessário,mas caso tenha seu benefício cortado sem justificativa procure o CRAS para se informar melhor. Espero que essas informações tenham sido úteis para o seu dia a dia, para mais informações sobre benefícios entre em nosso site Lumos Juridico e não perca as novas atualizações, até a próxima!