O Brasil é um país repleto de oportunidades e benefícios que são desenvolvidos especificamente para ajudar os brasileiros. Contudo, infelizmente, algumas pessoas acabam se endividando. Por causa desse fato, pesquisam sobre a possibilidade de ter o nome limpo depois de 5 anos. Admito que essa é uma informação que pode ajudar muitas pessoas.
Há diversos casos que podem causar o endividamento dos brasileiros. Um caso que provocou um alto índice de dívidas foi a pandemia do COVID-19. Inclusive, o Governo Federal desenvolveu programas sociais especificamente para suprir as demandas que o COVID-19 deixou no Brasil, como desemprego e fome.
O fato de muitas pessoas terem perdido seus empregos fez com que o número de pessoas com dívidas aumentasse. Contudo, este já era um problema antigo no Brasil. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC) enfatizou que o número de pessoas que podem se interessar em saber como ter nome limpo depois de 5 anos é alto.
Aumento no número de negativados
Na verdade, a pesquisa citada anteriormente trouxe um resultado preocupante. Segundo a pesquisa, 4 a cada 10 brasileiros estão com o nome negativado. Dessa forma, podemos contabilizar que cerca de 64,25 milhões de brasileiros estão nessa situação, fazendo com que precisem saber se é possível ficar com o nome limpo depois de 5 anos.
O resultado da pesquisa apontou um recorde no número de negativados no Brasil. Todavia, não surpreende. Afinal, tivemos um aumento na dificuldade financeira no Brasil nos últimos anos, fazendo com que programas sociais, como Auxílio Brasil (futuro Bolsa Família) seja ainda mais importante para essa população.
Inclusive, a adição de R$ 150,00 por filho no Auxílio Brasil foi coerente com a necessidade dos brasileiros. Afinal, sabemos da importância dos programas sociais e da atuação de órgãos como INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para a proteção e ajuda dos brasileiros, principalmente após a pandemia que passamos.
O grande número de pessoas endividadas gera uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão passando por essa situação: o nome limpo depois de 5 anos? O assunto é bastante debatido, principalmente em redes sociais de vídeos curtos. O problema é que esse assunto acaba sendo debatido de uma forma muito superficial.
O nome limpo depois de 5 anos?
Já que muitas pessoas se questionam se é possível deixar o nome limpo depois de 5 anos, é importante enfatizar que as dívidas não somem após 5 anos. Afinal, se sumissem, as pessoas podiam comprar todos os itens que tanto sonham e apenas esperar 5 anos para que todas as dívidas sumissem.
Dessa forma, tendo em mente que as dívidas e as responsabilidades dos devedores continuam intactas após 5 anos, podemos imaginar quais situações em que é possível deixar o nome limpo depois de 5 anos. Afinal, existem processos que podem te ajudar após um período em que você não quitou suas dívidas.
Na prática, o que acontece é que existem órgãos de proteção de crédito que registram negativações, como o SPC e o Serasa. Contudo, após 5 anos, as negativações devem ser removidas. Ou seja, você deixa de ter o famoso “nome sujo”, como é conhecido popularmente.
Contudo, apesar de você conseguir deixar o nome limpo depois de 5 anos, não é assim tão fácil. Na prática, você vai conseguir contratar empréstimos, financiamentos, fazer compras parceladas e todas as vantagens que um “nome limpo” tem. Todavia, a dívida continua existindo e o dever com a mesma também.
Caducidade e prescrição
Como dito anteriormente, muitas pessoas falam sobre a possibilidade de ter o nome limpo depois de 5 anos nas redes sociais. Dessa forma, é comum ver os criadores de conteúdo falarem sobre os termos “caducidade” e “prescrição” quando estão falando sobre a chance de deixar o nome limpo depois de 5 anos.
É interessante que você entenda o significado de ambos os termos. A caducidade está relacionada à perda dos efeitos que a negativação tem no indivíduo que possui dívidas, mesmo que a dívida não tenha sido quitada. É normal ver os criadores de conteúdo se referirem a uma “dívida que caducou”.
Já a prescrição quer dizer que as pessoas que estão endividadas não poderão ser levadas à justiça por seus credores. Entretanto, estão sujeitas a cobranças extrajudiciais. Esses dois termos jurídicos possuem naturezas diferentes quando se referem a datas, afinal, a caducidade deve acontecer após 5 anos da dívida, já a prescrição pode variar.
Contudo, os dois termos jurídicos não impedem que as cobranças continuem sendo realizadas, seja através de ligações, cartas ou outros meios. O importante é que sejam mantidas dentro da razão. Ou seja, mesmo que o indivíduo consiga ter o nome limpo depois de 5 anos, as cobranças podem continuar acontecendo normalmente.
Aliás, o ideal é que você sempre quite suas dívidas para não passar por esse tipo de situação. Inclusive, já que você está interessado em saber se é possível deixar o nome limpo depois de 5 anos, talvez já tenha uma dívida antiga. Se for o caso, procure por oportunidades de negociação da dívida.
Se organize financeiramente
Uma dica importante para evitar dívidas ou ajudar a pagar é estar se organizando financeiramente. Afinal, desta forma você não estará acumulando dívidas. Usar aplicativos que te ajudem a economizar dinheiro poderá ser uma forma de transformar a sua vida e te livrar de situações desnecessárias.
Um aplicativo gratuito e que poderá fazer a diferença é o Planilhas do Google, semelhante ao Excel. Lá você poderá organizar suas compras, classificar como importante ou desnecessário e entender quais são os gastos que você poderá “cortar”. Você também conseguirá ver a diferença final no custo que você terá mensalmente.
Gostou da informação?
Essa matéria foi desenvolvida para que você saiba se é possível deixar o nome limpo depois de 5 anos e quais são os processos envolvidos. Caso tenha gostado, aproveite para conhecer nosso portal e ver outros conteúdos incríveis, como benefícios governamentais que você pode receber e até mesmo informações específicas sobre benefícios, como auxílio-reclusão.